A escolha do cônjuge é uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa. Pois é uma decisão para a vida toda, depois de decidir pelo Senhor Jesus é a maior escolha. Sua família de origem você não escolhe, seus parentes você não escolhe, mas seu cônjuge é para a vida toda, ou pelo menos deveria.
A Bíblia fornece orientações claras sobre casamentos entre cristãos e não cristãos.
Tentar unir a luz e as tevas não dá certo, ou é luz ou é trevas. “Não há comunhão entre a luz e as trevas” 2 Coríntios 6:14. Casamentos mistos podem levar a conflitos e desafios espirituais.
Você pode até pensar que é sábio demais para consquisar a pessoa e que vai converté-la. Há pelo menos dois erros neste pensamento:
1 – Você não é mais sábadio que Salomão, a Bíblia diz que antes dele não houve e depois dele não háverá alguém mais sábadio que ele, e a influência negativa das esposas de Salomão fizeram ele afastar de Deus fazendo o que é mal aos olhos do Senhor “As mulheres de Salomão o levaram a adorar outros deuses“ 1 Reis 11:4. Devemos escolher um cônjuge que compartilhe as mesmas crenças e valores. Pastor Thiago Bandeira diz: “É melhor namorar, noivar e casar com a feinha cheia de unção, do que namorar, noivar e casar com a bonitinha cheia do cão. As vezes é bonitinho, mas cheia de demônio, as vezes não é tão bonito, mas é um homem de Deus ou uma mulher de Deus.”, não é pela beleza que devemos escolher, mas pelo caráter.
A Bíblia ainda registra que Acabe foi incitado/instigado/influenciado a fazer o mal por causa de sua esposa. Vocẽ pode conferir em 1 Reis 21:25. Se você ler a história de Acaba vai ver que ele não era uma boa pessoa, mas se tornou ainda pior por causa de sua esposa. Aqui vemos que não dá certo casar com alguém que não professa a mesma fé.
Esta influencia de Jazabel para o mal foi tão grande que Jorão e Acazias reis de ajudas que casaram com filhas do rei Acabe foram influenciados a fazerem o mal. 2 Reis 8.18,27.
Quando você sai da presença do Senhor, você está levando junto gerações futuras e não só você, então não se afaste do Senhor, não se aproxime com intenções de namoro, noivado ou casamento com pessoas que estão desviadas ou que não conhecem ao Senhor, você vai se sujar.
Há tanta diferença entre o justo e o impio que a Bíblia registra “E outra vez vereis a diferença entre o justo e o imṕio, entre o que serve a Deus e o que não serve” Malaquinas 3.18
A Bíblia é cheia de advertências sobre não casar com pessoas de outra fé, pois perverteria o coração, ainda podemos ver Deuteronômio 7:3-4, a liberdade de casar com quem quiser, mas desde que seja “no Senhor”: Coríntios 7:39.
Concluímos que não é só importante, mas um dever do cristão escolher para ser seu cônjuge alguém que professa a mesma fé, para que tenha uma vida espiritual saudável.